segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A liberdade


A liberdade está em vós. Não onde a buscais, mas em vosso verdadeiro Eu. Porque é ele que transcende o tempo e o espaço, e vos pode levar aonde quiserdes ir.

Assim, não estareis presos senão quando presos vos sentirdes. E as correntes terão o peso que a elas atribuirdes.

Pois, assim como não percebeis a prisão do corpo e da gravidade, a nada vos sentireis obrigados, se tudo fizerdes por vossa própria vontade e com amor.

Se, ao contrário, o fizerdes com revolta, pesadas serão as vossas correntes; e o seu peso findará por esmagar-vos.

Livre não é aquele que não tem obrigações, mas o que as cumpre com alegria. Como não é aquele que pode estar em todos os lugares, mas o que de lugar algum necessita.

Livre não é aquele que pode pegar o que quiser, mas o que pode dizer com sinceridade: “- Sou feliz com o que tenho”. E não é aquele que satisfaz todas as suas vontades, mas o que não se escraviza aos seus próprios desejos.

Eu vos digo que, se um homem ama a sua prisão, ele será livre em sua cela. Pois o que nele existe de mais verdadeiro não estará encerrado entre paredes, mas envolto no amor. E viajará com o vento, cantando as mais lindas canções e sentindo os mais doces perfumes.

E vos digo que aquele que não ama jamais será livre, ainda que todo o mundo lhe pertença. Porque estará encerrado na prisão do seu egoísmo, encarcerado na solidão de sua alma. E o seu Eu não ouvirá as canções, nem sentirá os perfumes.


Autor: Flávio Cruz
Extraído de Mensagens de Sabedoria 
Site: No Rastro das Estrelas
Trechos do livro Hassan - pág. 33 (Compilado)
Veja aqui

16 comentários:

chica disse...

O amor libera do egoísmos que só nos corrói e faz mal... abração, linda semana,chica

Trilhamarupiara disse...

Olá amigo, ótimo texto, liberdade é sobretudo deitar a cabeça no travesseiro com a consciência tranquila sem estarmos escravizados a nenhuma tormenta! Muito bom texto! Abraçosss e ótima semana!

Leninha Brandão disse...

Amigo Élys,

Por mais que nos acorrentem,o nosso Eu estará sempre livre e pairará pos sobre as prisões e as celas.

Nada nem ninguém terão forças para submeter o nosso espírito.

Belo texto,amigo.E profundo em sua beleza.

Bjssssss,
Leninha

http://leninha-sonhoseencantos.blogspot.com

Suelen Muniz disse...

Oi Élys,
Lindo post,depois de ler só consigo imaginar que a nossa liberdade começa com o amor que há dentro da gente.
É através desse amor que conseguimos realizar inúmeras coisas nessa vida.
uma ótima semana,abraço,=)

Roselia Bezerra disse...

Olá, amigo Élys
Eu penso muito nisso: estou alegre com tanta atividade???
Não é bem uma alegria superficial de rir à toa!!! Mas ligada à serenidade... Dom precioso!!!
DEUS te abençoe e te faça feliz!!!
Bjs fraternos e festivos de paz

ELAINE disse...

Lindo texto e sábias palavras, meu amigo! Nós fazemos a nossa liberdade ou nossa própria prisão....
Muito obrigada pela visita ao níver do blog! Significou muito pra mim..... Que o amor renovador e a Paz de Jesus Cristo habitem nossos corações sempre! Desculpe se não consigo visitar todos mais frequentemente.... Mas vou saltitando de blog em blog e, entre um e outro, daqui a pouco tô chegando aí..... Nova postagem dia 10 de agosto, sexta-feira!
Uma iluminada semana! Abraço carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

A liberdade é tão maravilhosa quanto a vida.

Ela abre os melhores caminhos dentro de nós.

Muitas bênçãos.

Beijos.

Carolina disse...

Cumplir nostras obligacoes com alegria, he ahi la clave!
Boa tarde, prezado amigo, cada vez que leio estas palavras me sinto melhor. Renovam o meu espírito porque me conectan com o melhor de mim, com meu propio perfume e cancao interiores. Hermoso.
Abraco grande.

Zilani Célia disse...

OI ELYS!
BELO TEXTO, NOS DANDO CONTA DE QUE SEM AMOR NO CORAÇÃO NADA EXISTE VERDADEIRAMENTE.
ABRÇS

zilanicelia.blogspot.com.br/
Click AQUI

Zilani Célia disse...

OI ELYS!
BELO TEXTO, NOS DANDO CONTA DE QUE SEM AMOR NO CORAÇÃO NADA EXISTE VERDADEIRAMENTE.
ABRÇS

zilanicelia.blogspot.com.br/
Click AQUI

Vera Lúcia disse...

Olá Élys,

A mensagem é linda e traça, para nós, o verdadeiro conceito e sentido da liberdade.
Um belo ensinamento!
Grata por trazê-lo.

Beijo.

Anne Lieri disse...

Elys,que maravilhosa e importante msg para nós!Eu adorei!Queria te perguntar uma coisa: sabe algum livro que fale sobre as várias encarnações de Alan Kardec para me indicar? Obrigada!bjs e boa quinta!

Marineide Dan Ribeiro disse...

A liberdade está sempre acompanhada da responsabilidade. Liberdade pra mim é, poder ter e abster-se!!!

Beijão

Roselia Bezerra disse...

Olá, amigo Élys
O cárcere da alma é invasivo demais... rompe o que não ousamos limitar...
Paulo, o apóstolo soube amar a sua prisão e a sua alegria transbordou...
Deus te cubra de bênçãos e te faça feliz!!!
Abraços fraternos e festivos de paz

Clara Lúcia disse...

Muito verdadeiro, Élys.
As pessoas me perguntam como posso ser feliz e me sentir livre com tão pouco.É isso mesmo, eu sou feliz com o que tenho, que me basta, que é o que preciso. E sou livre para pensar o que quiser, ter minha opinião e mudá-las qdo quiser, caso ache conveniente. E sou feliz mesmo! Graças a Deus!

Um ótimo fim de semana, beijos

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

Liberdade com responsabilidade, pois não estamos sozinhos. E nem somos superiores a ninguém.
Ótima reflexão mais uma vez.
Beijo grande!

Postar um comentário

A sua visita me faz feliz.
Fico muito grato.